Provedorias

Em coerência com a sua missão e valores, a UCP assume uma cultura de bom trato e de prevenção, identificação e atuação no seu âmbito de ação contra qualquer forma de violência, nomeadamente dirigida a pessoas em situação de vulnerabilidade. A instituição está comprometida com o desenvolvimento de uma cultura de proteção e cuidado, e com política de tolerância zero em relação a maus-tratos e abusos. Para tal, recorre a diversas ferramentas, incluindo o Código de Ética e de Conduta, procedimentos de atuação, formações e diversos planos voltados para a comunicação interna e externa.

Toda a comunidade da UCP se compromete com estas medidas e atua de modo socialmente responsável, com especial atenção quando em contacto direto com menores e adultos/as em situações vulneráveis.

Com o Plano de Proteção e Cuidado, a UCP estabelece os seguintes compromissos:

  • Selecionar cuidadosamente e formar colaboradores/as, docentes, investigadores/as, estudantes e voluntários/as, com foco no profissionalismo, na cidadania, no desenvolvimento integral e na dignidade humana;
  • Prestar atenção e responder a questões, suspeitas e denúncias referentes a condutas que envolvam diretamente membros da UCP;
  • Disseminar e melhorar continuamente práticas de proteção e cuidado, nomeadamente no desenvolvimento de atividades com menores e adultos vulneráveis, instigando a participação e colaboração com entidades parceiras.

 

A UCP estabeleceu Provedorias e canais com vista à proteção de menores e adultos/as em situações de vulnerabilidade, bem como à análise de denúncias relacionadas com condutas ou situações contrárias ao definido no Código de Ética e Conduta da UCP e outra regulamentação. A apresentação de denúncias ou participações deve ser efetuada por escrito, com descrição completa e precisa de todos os factos relevantes. Os/as denunciantes são protegidos/as pela UCP em relação a qualquer forma de retaliação. A UCP adota medidas organizativas e técnicas para assegurar que a informação fornecida é tratada com confidencialidade, sigilo e zelo.

 

Vias de Contacto

 

Provedoria de Ética no Centro Regional de Braga

José Carlos Miranda

Doutor José Carlos de Miranda

Professor Auxiliar da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP

Email: provedor.etica.braga@ucp.pt

 

Código de Ética e Conduta da UCP

 

Provedoria de Igualdade e Inclusão no Centro Regional de Braga

Ana Paula Pinto

Doutora Ana Paula Pinto

Professora Auxiliar da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP

Email: provedoriaigualdadeinclusao.braga@ucp.pt

 

Plano para a Igualdade de Género da UCP

 

Provedoria de Estudante no Centro Regional de Braga

Miguel Gonçalves

Doutor Miguel Gonçalves

Professor Associado da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP

Email: provedoriaestudante.braga@ucp.pt

 

Regulamento dos Provedores de Estudante da UCP

 

 

Canal de Denúncias da UCP

Disponível para atuais e antigos/as colaboradores/as e docentes.

aqui

 

Canal de Denúncias da Província Portuguesa da Companhia de Jesus

Disponível para qualquer membro da FFCS.

AQUI