A Pós-Graduação em “Biblioteca de Clássicos da Filosofia” é um curso desenvolvido no âmbito de um protocolo celebrado entre a FFCS e a empresa DST-GROUP.
O sentido de responsabilidade ética, social, ambiental, estética e planetária, a vontade de contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, habitável e feliz são algumas das necessidades que levaram à opção tomada pela DST-GROUP e a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais aquando da união de esforços para propiciar uma formação de qualidade aos funcionários da empresa bracarense.
A necessidade de inovação, os desafios do mundo empresarial em que esta empresa está inserida e, especialmente, os seus quadros profissionais exigem cada vez mais a aquisição e o desenvolvimento de uma visão alargada, fundamentada e crítica da cultura ambiente, dos valores, das tendências e orientações que afetam as organizações, as comunidades e os indivíduos que constituem o seu mundo de inter-relações.
A Pós-Graduação enquadra-se, ainda, num dos objetivos estratégicos da FFCS que consiste no estabelecimento de parcerias com entidades locais e regionais, potenciando a troca de conhecimento, a formação de quadros e a capacitação académica e sociocultural dos profissionais de diversas áreas.
A lecionação desta oferta formativa, o acompanhamento e avaliação dos formandos da DST-GROUP será assegurada, exclusivamente, pelo corpo docente da área de Filosofia da FFCS-Católica, contando com o apoio logístico e técnico da DST-GROUP.
Para além da componente letiva, de modo a enriquecer os participantes da importância decisiva da Filosofia no debate das questões que, atualmente preocupam a sociedade, estão ainda previstas um conjunto de conferências com prestigiados filósofos nacionais e internacionais. Em suma, esta Pós-Graduação oferece uma formação especializada, que conjuga o conhecimento teórico de Autores e Obras essenciais da Filosofia Ocidental, com a sua assimilação crítica e com a elaboração prática de ensaios escritos que reflitam as repercussões das aprendizagens nas vivências dos formandos, a nível pessoal, social e profissional, de uma forma totalmente inovadora.