O que oferece este curso?
O ritmo intenso e a constante mudança inerente à vivência na sociedade contemporânea implicam um elevado consumo dos recursos físicos, emocionais e psicológicos e podem associar-se a comportamentos de risco para a saúde e à experiência de stress.
É neste sentido que se torna pertinente compreender a relação entre a experiência de emoções positivas e virtudes com o aumento do bem-estar físico e psicológico, assim como das experiências de sofrimento na valorização de um propósito e sentido de vida.
A Psicologia Positiva proporciona o estudo científico das condições facilitadoras do funcionamento ótimo e do modo como estas podem ser utilizadas na promoção da qualidade de vida nos contextos pessoal, familiar e de trabalho.
A Logoterapia é uma abordagem terapêutica que se foca na busca do sentido de vida e oferece uma proposta inovadora para reconstruir o significado da experiência de sofrimento e esclarecer o propósito de vida.
Partindo do foco na potencialidade do ser humano e oferecendo uma alternativa à abordagem farmacológica e centrada no défice, o movimento da psicologia positiva tem fomentado uma intensa atividade de investigação científica no panorama mundial formativo e profissional, tornando-se alvo de interesse por parte dos mais diversos profissionais desde a saúde, a educação, à gestão de empresas e recursos humanos.
Quais os objetivos?
Objetivo Principal
Promover o conhecimento dos pressupostos fundamentais da Psicologia Positiva, área da Psicologia fundada por Martin Seligman, e da Logoterapia, terapia de sentido de vida criada por Viktor Frankl, e constituir-se como uma ferramenta para a prática de forças de carácter, esclarecimento do propósito de vida, promoção da resiliência e gestão do stress.
Objetivos Específicos
No final da ação, os/as alunos/as deverão ser capazes de:
- Compreender a relação da experiência das emoções positivas com a saúde, o bem-estar e a realização pessoal;
- Aplicar uma abordagem referenciadora para o esclarecimento do sentido e propósito de vida;
- Utilizar estratégias/métodos para a prática das virtudes, forças de carácter e a definição de objetivos de vida;
- Dispor de recursos pessoais ao nível da resiliência, gestão do stress e mindfulness.