Carla Susana Moiteiro Ganito Afonso

Professor Associado

Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa. Atualmente é Professora Associada da FCH-UCP, e coordenadora das relações internacionais da FCH, tendo exercido durante 8 anos as funções de Coordenação da Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada da FCH. É investigadora principal do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC) da FCH-UCP, onde coordena o Grupo de Investigação DIGLIT – Literacia Digital e Mudança Cultural.

As suas áreas de investigação e docência são os media digitais, as comunicações móveis, género e tecnologia, transformação digital e cibercultura. Desde 2017 tem vindo a desenvolver um projeto de investigação sobre a conexão e desconexão ao longo dos estágios de vida, com especial enfoque na relação da morte com o digital, nos direitos digitais, e no impacto do digital no turismo, e na relação com o espaço e o tempo.

Entre as suas mais recentes publicações destacam-se: o artigo “Gendering old age: The role of mobile phones in the experience of aging for women”, IGI (2018); o capítulo de livro: “Gendering the mobile phone: A life course approach”, in Digital Technologies and Generational Identity: ICT Usage Across the Life Course, Routledge (2017); e o livro (2016) “Women Speak: Gendering the Mobile Phone”, UCP.