Candidaturas abertas para bolsa de doutoramento em Linguística

Terça-feira, Maio 19, 2026 - 17:02

A Universidade Católica Portuguesa (UCP), através do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH), abriu um concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para doutoramento na área da Linguística, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito da aliança europeia Transform4Europe.

A bolsa destina-se ao desenvolvimento de investigação no domínio “Linguagem, cognição e variação e mudança linguística”, integrado no projeto científico “Fundamentos ontológicos da natureza humana: do cérebro à sociabilidade”. O trabalho será desenvolvido pelo CEFH, em articulação com a Universidade de Alicante, no âmbito dos programas doutorais das duas instituições.

Podem candidatar-se cidadãos nacionais e internacionais com formação em Linguística, Ciências da Linguagem ou áreas afins, desde que não sejam detentores do grau de doutor. A seleção será realizada com base no mérito académico, científico e na qualidade do projeto de investigação apresentado.

O concurso prevê a atribuição de um subsídio mensal de manutenção, seguro de acidentes pessoais e apoio nos termos definidos pelo Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT.

 

As candidaturas decorrem entre 15 e 31 de maio de 2026 e devem ser submetidas por correio eletrónico para concursos.cefh@ucp.pt.

Toda a informação necessária para a submissão de candidaturas encontra-se no edital do concurso.

 

Edital  |  Despacho  |  Euraxess

Redes