AEB e Universidade Católica
O Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa vai realizar um estudo, para a Associação Empresarial de Braga (AEB), sobre a percepção que os residentes têm sobre o impacto do turismo.
O anúncio foi feito pelo director-geral da AEB, Rui Marques, a quem coube moderar o painel que na manhã de ontem decorreu na aula magna da Católica e que se inseriu nas comemorações do Dia Académico UCP.
Rui Marques realçou que no âmbito da colaboração entre a AEB e a Católica esta foi a segunda conferência promovida em parceria e que, além do anunciado estudo, também vão ser promovidas sessões de qualificação dirigidas aos actores e dirigentes turísticos e seus colaboradores, "que vai ser uma enorme mais-valia", sublinhou.
Em representação da UCP, Carla Cardoso realçou que os números que se conhecem, nomeadamente relativos a dormidas e hóspedes, são positivos, mas salientou a importância de "avaliar o turismo também com outras métricas, nomeadamente o seu impacto na qualidade de vida dos cidadãos locais”.
"Esse será um dos objetivos do estudo a realizar", avançou a responsável, vincando que "é importante que a avaliação do turismo passe também pela a avaliação da qualidade de vida dos residentes”.
A coordenadora do Curso de Turismo da Católica referiu ainda as temáticas ligadas à sustentabilidade têm vindo a ser reforçadas no ensino. "As unidades curriculares foram reforçadas para essas temáticas. Estamos a adoptar também aprendizagens mais activas no ensino, perspectivando-se a participação activa dos alunos na resolução de problemas da comunidade", notou.
Carla Cardoso referiu ainda que a UCP lançou uma iniciativa pioneira "que foi criar disciplinas ligadas aos ODS", concretamente disciplinas extracurriculares para todos os semestres. Começou com uma sobre as alterações climáticas e já há também ligadas aos objetivos 16 (paz e justiça) e 14 (protecção dos oceanos).