Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)


Alunos do 1.º ano
 

Tendo em conta algumas dificuldades na vinda atempada de muitos alunos dos PALOP para o 1.º ano, o que acaba por afetar o seu rendimento no início do ano letivo, comprometendo muitas vezes a sua motivação e o aproveitamento futuro do curso, a matrícula deverá ser realizada até ao último dia útil do mês de outubro.

O Centro Regional de Braga, permanentemente preocupado com os seus alunos e com o seu êxito académico, decidiu implementar um conjunto de medidas que visam ajudar esses estudantes a ter uma melhor integração e a aumentar o rendimento académico, diminuindo assim as dificuldades de frequência que provocam um prolongamento exagerado do curso e, em muitos casos, a própria desistência. No plano de medidas a implementar, ter-se-á em conta a situação de cada aluno, sobretudo no que se refere à respetiva classificação final do secundário e à data de início da frequência.

Assim, para a generalidade do alunos, será implementada a frequência de um Curso Preparatório, ao longo do 1.º ano, em que serão lecionadas uma unidade anual de Português e várias semestrais:

  • TIC, Desenvolvimento Pessoal e Social (1.º semestre);
  • Matemática (2.º semestre).

A cada unidade corresponderá uma carga horária de 45h por semestre, com início a 2 de novembro. A frequência será gratuita.

Os alunos que tiverem classificação final do secundário igual ou superior a 14 valores e que cheguem à universidade até 31 de outubro poderão frequentar facultativamente esse curso, podendo inscrever-se às Unidades Curriculares (UCs) que desejarem, do Curso a que se candidataram. Os alunos e que cheguem à universidade depois do dia 31 de outubro, poderão frequentar facultativamente esse curso e inscrever-se, apenas como ouvintes, em três UCs (se tiverem média final de 14 valores no secundário), em quatro UCs (se tiverem média final de 15 valores no secundário) ou em todas as UCs do semestre (se tiverem média final de 16 valores ou mais no secundário). Poderão ter acesso aos exames no final do semestre, caso o respetivo docente assim o considere (transferindo para o efeito a inscrição como ouvinte para inscrição como aluno). No segundo semestre poderão inscrever-se a todas as UCs do respetivo curso.

Os alunos que tiverem classificação final de secundário inferior a 14 valores e que cheguem à universidade até ao dia 31 de outubro, deverão frequentar, obrigatoriamente, o curso preparatório e poderão inscrever-se em duas UCs do 1.º semestre do Curso a que se candidataram e a três UCs no 2.º semestre;
e que cheguem depois do dia 31 de outubro, deverão frequentar, obrigatoriamente, o curso preparatório e poderão inscrever-se, apenas como ouvintes, em duas UCs do 1.º semestre, definidas pelos coordenadores dos cursos, podendo ter acesso aos exames no final do semestre, caso o respetivo docente assim o considere (transferindo para o efeito a inscrição como ouvinte para inscrição como aluno). No segundo semestre poderão inscrever-se, como alunos, em três UCs.