MEDIAÇÃO DE CONFLITOS VERTENTE MEDIAÇÃO PRIVADA, JULGADOS DE PAZ E MEDIAÇÃO FAMILIAR

Descrição do Programa

No contexto atual, os cidadãos reclamam formas mais céleres e próximas de resolução dos seus litígios, nas quais possam participar na construção do acordo final, pelo que a mediação de conflitos, assente na resolução do conflito atendendo aos interesses das partes, contitui uma ferramenta moderna e inovadora no panorama internacional da resolução de conflitos. 

Este curso aborda o processo de mediação de conflitos, bem como os sistemas públicos de mediação no contexto legal português, visando a capacitação de mediadores de conflitos para exercerem a função de mediadores privados, bem como nos sistemas públicos de mediação familiar e dos julgados de paz.

O curso é ministrado pelo Instituto de Certificação e Formação e Mediadores Lusófonos (ICFML), entidade formadora acreditada pela Direção Geral da Política de Justiça (DGPJ) do Ministério da Justiça para a formação de mediadores de conflitos. 

A formação é adaptada ao perfil de cada formando, em função do seu CDP (Conflict Dynamic Profile – Teste Individual com o Ecker Collegue). 

 

Objetivos

  • Conhecer os diferentes meios extrajudiciais de resolução de conflitos, compreendendo as especificidades e vantagens de cada processo;
  • Compreender a dinâmica do conflito e a sua contextualização em ambiente familiar e no domínio civil e comercial;
  • Dominar as fases e os objetivos do processo de mediação - aplicação a conflitos cíveis, comerciais e familiares;
  • Conhecer o quadro legal da mediação civil, comercial e familiar em Portugal;
  • Ser capaz de colocar em prática as habilidades do mediador nos termos da acreditação para o exercício da sua função no âmbito privado e nos sistemas públicos de mediação familiar e julgados de paz, segundo os standards da acreditação internacional do International Mediation Institute.

 

Destinatários

Estudantes de Direito, Solicitadoria ou Psicologia; Árbitros; Advogados (ou estagiários); Solicitadores (ou estagiários); Juízes; Juristas ou Assesores Legais; Notários; Conservadores dos Registos; Psicólogos; e outros profissionais interessados nesta temática. Podem ainda frequentar o curso mediadores com curso de mediação que pretendam obter a acreditação internacional do International Mediation Institute.

 

Funcionamento

Horário: sexta-feira: 18h00-21h00 e sábado: 09h30-12h30.

Local: Universidade Católica Portuguesa – Braga.

Contactos

Secretaria

E-mail: servicosacademicos.braga@ucp.pt

Tel: (+351) 253 20 61 00