A vantagem competitiva das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), depende cada vez mais da capacidade dos seus Dirigentes, Diretores Técnicos e Coordenadores de Serviços desenvolverem estratégias de Recursos Humanos que potenciem o seu desempenho. O objetivo do programa consiste em dotar os participantes da capacidade de identificarem os desafios e tendências que se colocam às Organizações na Economia Social e da Saúde, reconhecerem as áreas de intervenção e melhores práticas ao nível da Gestão moderna e enquadrarem-nos na problemática da Gestão dos Recursos Humanos, e compreenderem que a vantagem competitiva das Organizações em Portugal, depende cada vez mais da capacidade de os gestores desenvolverem estratégias de Recursos Humanos que potenciem o seu desempenho.
O modo como foi concebida e estruturada esta formação oferece a possibilidade de desenvolver um leque alargado de competências centradas nesta problemática e representará uma resposta direcionada às necessidades nesta área. Assim, o curso encontra-se estruturado em 3 pilares fundamentais, de forma a desenvolver um conjunto de competências críticas a esta função de gestão:
1º FORMAÇÃO A: Desenvolver a Inteligência Emocional e a Produtividade dos Recursos Humanos (39h);
2º FORMAÇÃO B: Processos e Práticas para Otimizar o Potencial dos Recursos Humanos (54h);
3º CONSULTORIA: Projeto aplicado a uma Organização (6h).
Objetivos
- Capacidade de interpretar os desafios que se colocam ao nível do mercado, reconhecer melhores práticas no domínio da gestão e desenvolver soluções que promovam o relacionamento sustentável com os clientes, colaboradores, comunidade, parceiros e acionistas.
- Desenhar e implementar processos e práticas que fomentem uma cultura de partilha, de trabalho em equipa, de orientação para o cliente e de excelência na concretização dos objectivos-chave da Organização.
- Adotar competências pessoais de gestão e liderança que mobilizem e estimulem os colaboradores para a mudança, e que apoiem no seu crescimento e aprendizagem rumo à maximização do potencial.
Destinatários
- Dirigentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social
- Diretores Técnicos de Instituições Particulares de Solidariedade Social
- Coordenadores de Serviços/ Respostas sociais
- Outros profissionais que procurem competências especificas nesta área
Funcionamento
Horário: sexta: 18h30-21h30 e sábado: 9h30-12h30
Local: Universidade Católica Portuguesa – Braga
Início: janeiro 2025
Investimento
Horas de contacto: 99h
Horas de trabalho autónomo: 150h
Total: 249h
Valor: 975€ [Formação A] + 1350€ [Formação B + Consultoria]