UCP de Braga vai continuar a formar pessoas para o mundo

Quinta-feira, Maio 29, 2025 - 10:15
Publication
Diario do Minho
Pró-Reitor 25 anos DM

O pró-reitor da Universidade Católica Portuguesa (UCP) de Braga, Paulo Dias, garantiu, ontem, que esta instituição vai «continuar a formar pessoas para o mundo».

Na cerimónia que assinalou os 25 anos da constituição do Centro Regional de Braga, este responsável assegurou que a sessão não se destinou apenas a assinalar uma data, mas «a assumir um compromisso com a formação integral do ser humano num poliedro de humanidade, que permita a mais rica e intensa interação entre conhecimento e sabedoria, entre modernidade e cultura, entre inovação e tradição, entre o passado, o presente e o futuro. Com a busca pela verdade que liberta, que humaniza e dá sentido. Com a ciência que não se fecha em si mesma, mas que dialoga, que serve, que se responsabiliza».

O académico especificou que «o Centro Regional de Braga da UCP nasceu há 25 anos com essa vocação. Aliando uma herança de décadas de serviço à educação superior, muito ligada à Filosofia, às Humanidades e à Teologia, mas que se foi abrindo e dialogando com as diferentes áreas das ciências sociais, às tecnologias, ao turismo», constatando que «muito há a fazer para contribuir para a transformação social».

«A partir de Braga, a Católica vai continuar a fazer a diferença», assegurou, «abrindo oportunidades de formação muito para lá das salas de aula, chamando ao seu campus instituições e personalidades que ajudam a construir conhecimento, valorizando e reconhecendo os valores, a cultura e as novas literacias como fator diferenciador na formação humana integral». «Esta não é apenas uma instituição de ensino superior – é uma comunidade de esperança», disse, perspetivando que «há muitos desafios, mas este é um espaço onde o saber encontra o sentido. Onde a ciência reencontra a sua vocação». «Para os próximos 25 anos, o desafio é grande. Mas não maior do que a nossa coragem. Continuaremos a formar pessoas para o mundo. Cidadãos críticos, profissionais com petentes, pessoas comprometidas com o bem comum», declarou.

Por seu turno, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, elogiou um «projeto pedagógico com uma oferta formativa de grande qualidade e sentido de envolvimento com a comunidade». Numa mensagem vídeo, disse que a UCP tem sido «parceira regular» da autarquia, configurando- -se como «um dos motores de crescimento da região».

O edil manifestou a expetativa que, nos próximos meses, possa avançar um projeto para requalificar e valorizar a área envolvente da Católica. Levantou também a possibilidade de um projeto envolvendo o espólio documental da UCP e o Arquivo Municipal.