Mestrado em Turismo
Especialização em Administração e Gestão do Turismo
Coordenação: Professor Doutora Carla Pinto Cardoso 
Especialização em Turismo Cultural e Religioso
Coordenação: Professora Doutora Alexandra Patrícia Lopes Esteves 
O setor do Turismo apresenta elevado dinamismo e empregabilidade, não só pelo enorme crescimento que tem revelado, quer a nível da procura como da oferta turística nacional e internacional mas, também, devido à sua elevada resiliência, que permitiu que na crise económica e financeira fosse um dos setores que melhor resposta deu à mesma.
O aparecimento e o desenvolvimento de novos produtos turísticos, de novas necessidades e desejos do novo mercado turístico requerem recursos humanos altamente qualificados e preparados para dar resposta a um mercado cada vez mais exigente.
O Mestrado em Turismo da UCP responde às necessidades e oportunidades de crescimento e de emprego do mercado, visando a excelência profissional e de investigação que o mercado exige. Com um corpo docente especializado, o curso propõe-se oferecer formação altamente qualificada numa de duas áreas de especialização: Gestão e Administração em Turismo e Turismo Cultural e Religioso.
O curso beneficia ainda do reconhecido prestigio da Universidade Católica Portuguesa na formação avançada, bem como do apoio e cooperação de prestigiados parceiros ligados ao setor do Turismo, nomeadamente, associações nacionais de Hotelaria e Restauração, Grupos Hoteleiros, Operadores Turísticos, Empresas multinacionais de TIC, instituições da área da Cultura e a ANA-Aeroportos.
Objetivos
O curso de Mestrado em Turismo tem como objetivo oferecer uma formação especializada, inter e multidisciplinar, a um nível avançado em dois ramos de conhecimento: Administração e Gestão do Turismo e Turismo Cultural e Religioso.
Opção de especialização: Administração e Gestão do Turismo
Este ramo de especialização tem com objetivos específicos
- Fornecer conhecimentos teórico-práticos avançados que permitam preparar e valorizar quadros superiores, aptos a desenvolver funções de administração, gestão e assessoria em empresas e/ou instituições públicas e privadas do setor do Turismo;
- Proporcionar conhecimentos instrumentais em domínios chave para o exercício da atividade turística;
- Estimular a capacidade empreendedora e de inovação, fornecendo, nomeadamente, o quadro geral de instrumentos de política pública e de sistemas de incentivos com incidência no Turismo;
- Possibilitar a aquisição de uma formação avançada para o desenvolvimento de atividades de investigação e consultoria na área do Turismo.
Opção de especialização: Turismo Cultural e Religioso
Este ramo de especialização tem com objetivos específicos
- Dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos e ferramentas que lhes permita adoptar as boas práticas de uma gestão integrada do Património e Turismo Cultural e Religioso.
- Oferecer formação avançada, com excelente qualidade académica, para um desenvolvimento de atividades de investigação e/ou consultoria na área do Turismo Cultural e Religioso.
- Orientar os alunos, numa perspetiva prática, para as oportunidades de crescimento, de diversificação e qualificação da oferta turística e dos agentes associados ao planeamento, organização, comunicação e concretização de produtos na área do Turismo Cultural e Religioso.
Destinatários
O Mestrado em Turismo dirige-se a todos que estejam interessados em obter conhecimentos e ferramentas para o desenvolvimento de funções na área do Turismo, quer em contexto institucional, quer empresarial. Tem como alvos preferenciais licenciados/profissionais das áreas do Turismo, do Planeamento, da Gestão, da Economia, do Marketing, da História, Arte e Património.
Plano curricular
1º semestre
UC | ECTS |
Metodologias de Investigação | 6 |
Ética Social | 4 |
Gestão e Salvaguarda do Património | 4 |
Marketing de Serviços Turísticos | 5 |
Política e Planeamento de Destinos Turísticos | 6 |
E-Tourism | 5 |
2º semestre
Ramo Administração e Gestão do Turismo
UC | ECTS |
Gestão Estratégica de Destinos Turísticos | 5 |
Turismo Internacional | 5 |
Análise de Mercados e Comportamento do Turista | 5 |
Gestão Empresarial do Turismo | 6 |
Turismo, Ambiente e Ordenamento do Território | 5 |
Seminário de Projeto: Casos de Estudo* |
4 |
Ramo Turismo Cultural e Religioso
UC | ECTS |
História da Igreja em Portugal | 5 |
Património e Cultura Material | 6 |
Património e Cultura Imaterial | 7 |
Turismo Cultural | 2,5 |
Turismo Religioso | 6,5 |
Seminário de Projeto: Casos de Estudo* | 4 |
3º semestre e 4º semestre
UC | ECTS |
Dissertação ou projeto de investigação realizado em contexto empresarial e seminários de acompanhamento | 60 |