Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde

Coordenação: Professora Doutora Berta Maria Marinho Rodrigues Maia
Apresentação

O 2º ciclo em Psicologia Clínica e da Saúde oferece uma formação especializada, profissionalizante, para licenciados em Psicologia ou Ciências Psicológicas. De acordo com os princípios do Processo de Bolonha e o Diploma Europeu de Psicologia (Europsy), pretende-se preparar os estudantes para a prática profissional da Psicologia em contexto clínico e de saúde.

Objetivos

Esta formação responde a uma necessidade de profissionais habilitados neste domínio. Para atingir esse objetivo, contempla uma formação que visa o aprofundamento e especialização de competências na área da psicologia clínica e da saúde, assente no cumprimento sólido do código deontológico. Deste modo, nas aulas, de cariz teórico-prático treinar-se-ão:
- competências aprofundadas nas áreas de avaliação psicológica junto de populações diversificadas, de intervenção em contexto clínico e de saúde, assim como a avaliação dos resultados das intervenções, e
- competências de investigação aplicada a esta área do saber.

O 1º ano implica a frequência de cinco unidades curriculares (UC) em cada um dos semestres (e.g., Metodologias Avançadas de Investigação I e II, Avaliação e Intervenção em Adultos, Neuropsicologia aplicada à Clínica e à Saúde). Das dez UC que o estudante frequenta durante o 1º ano lectivo, duas são escolhidas de entre um leque de UC opcionais (e.g., Psicogerontologia, Trauma, Violência e Saúde, Aprofundamento de Competências da Relação).

O 2º ano integra duas unidades curriculares: Estágio e Dissertação.

O estágio curricular decorre em instituições protocoladas com a FFCS, embora os candidatos a estágio possam submeter à comissão coordenadora as suas autopropostas. Com uma duração compreendida entre 450 a 500 horas nas instituições, a experiência de estágio tem orientação de um Psicólogo no local de estágio (orientador de estágio) e supervisão por um docente da UCP (supervisor de estágio), sendo estas supervisões realizadas semanalmente. Algumas das nossas instituições parceiras de estágio são: Hospital de Braga, Casa de Saúde do Bom Jesus, Hospital da Misericórdia de Vila Verde, Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, ARS Norte (centros de saúde em Braga, Barcelos/Barcelinhos, Santo Tirso/Trofa, etc.), Projecto Homem, AIREV, Instituto Monsenhor Airosa, Oficinas de São José, FACes, etc.

Na UC Dissertação os estudantes desenvolvem o seu projeto de investigação integrados nas linhas de investigação dos docentes, de acordo com o plano estratégico do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (centro de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia). O docente supervisor da dissertação presta ao estudante uma supervisão com periodicidade semanal.

Os nossos docentes primam por um forte investimento na supervisão/acompanhamento dos seus estudantes de estágio e de dissertação. Os estudantes trabalhadores-estudantes contam com regras específicas ao seu estatuto.

Saídas Profissionais

Permite a inscrição e realização do inerente estágio profissional tutelado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, obrigatória para o exercício da profissão. Terminado o estágio profissional, as saídas profissionais abrangem: hospitais, cuidados de saúde primários (centros de saúde), Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSSs), clínicas e centros de consulta psicológica, instituições de ensino superior e centros de investigação.

Taxa de empregabilidade

De acordo com os Dados e Estatísticas de Cursos Superiores (Infocursos) a FFCS, na licenciatura em Psicologia destaca-se pelos elevados níveis de empregabilidade (98.5%; média de junho e dezembro de 2018). Já, segundo os últimos dados do Observatório de Empregabilidade da Ordem dos Psicólogos Portugueses (2017), 35% iniciam o percurso profissional imediatamente e 45% iniciam o percurso profissional em 6 meses.

Plano curricular

1º semestre

Metodologias Avançadas de Investigação I 6
Promoção da Saúde 6