Psicologia Positiva e Sentido de Vida

Apresentação

Psicologia Positiva e Sentido de Vida (cartaz)

O ritmo intenso e a constante mudança inerente à vivência na sociedade contemporânea colocam elevadas exigências do ponto de vista dos recursos físicos, emocionais e psicológicos 

No contexto da internacionalização económica e inovação tecnológica das sociedades contemporâneas, reduziram as exigências físicas, mas aumentaram as exigências mentais e de qualificação ao nível das tecnologias de informação. A generalização da informatização como forma privilegiada de interação social, pessoal e profissional, resultou numa perda gradual do contacto face a face e no consequente acentuar do isolamento social. Reúnem-se as condições para facilitar o vazio existencial, a perda do propósito e do sentido da vida. 

É neste sentido que se torna pertinente compreender a relação entre a experiência de emoções positivas com o aumento da resiliência física e psicológica, assim como das experiências de sofrimento na valorização de um propósito e sentido de vida.

Ao promover o estudo das condições que contribuem para o funcionamento ótimo das pessoas e grupos, a Psicologia Positiva destaca a importância de promover a experiência das emoções positivas, o desenvolvimento das forças de carácter e das virtudes, como forma de preparar as pessoas para enfrentarem as adversidades de vida com resiliência e potenciarem a sua qualidade de vida.

Ao centrar-se no significado da existência humana e na busca de tal sentido por parte do homem, a Logoterapia oferece uma proposta inovadora para reconstruir o significado da experiência de sofrimento humano e trabalhar o propósito e o sentido de vida.

Partindo do foco na potencialidade do ser humano e oferecendo uma alternativa à abordagem farmacológica e centrada no défice, a Formação Avançada em Psicologia Positiva e Sentido de Vida tem como objetivos:

Objetivos

  1. (1) Promover o conhecimento dos pressupostos fundamentais da Psicologia Positiva, área da psicologia fundada pelo psicólogo Martin Seligman, e da Logoterapia, terapia do sentido da vida criada pelo psiquiatra Viktor Frankl.
  2. (2) Proporcionar o estudo e análise das principais condições promotoras do funcionamento ótimo no ser humano e do modo como estas podem ser utilizadas na promoção da qualidade de vida.
  3. (3) Potenciar os recursos pessoais ao nível da resiliência pessoal, autocrítica construtiva, gestão do stress e prática de mindfulness.
  4. (4) Promover atividades e contextos facilitadores do treino e desenvolvimento de forças e virtudes
  5. (5) Proporcionar uma abordagem teórica-prática referenciadora para promover o autoconhecimento, o esclarecimento e a definição do propósito e projeto de vida..

Destinatários

Todos os interessados em potenciar o desenvolvimento pessoal, promover a qualidade de vida ao nível profissional, nas relações interpessoais e a melhor adaptação às adversidades de vida..

Psicólogos, Professores, Gestores de Empresas, Gestores de Recursos Humanos, Educadores, Assistentes Sociais, Estudantes nas respetivas áreas anteriormente indicadas. 

Outras Informações

CARGA HORÁRIA TOTAL: 35 horas
25 horas = 10 aulas de 2h30m
10 horas = 10 sessões de 1h00m autoestudo

PERIODICIDADE: semanal
Início: 14 outubro 2020
Final: 16 dezembro 2020
AULA ABERTA: 30 setembro 2020
DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: 7 outubro 2020
NÚMERO PARTICIPANTES: mínimo 8 participantes / máximo 15 participantes  

Entidades protocoladas*

(*) 5% de desconto

protocolos psicologia positiva

 

Ficha de inscrição

Prazos de Candidatura

Informações:


+351 253 206 100
Enviar mail