E-mail: servicosacademicos.braga@ucp.pt
Tel: (+351) 253 20 61 00
Horário:
Total de 30h: 10 aulas de 3h/ semana
Regime pós-laboral: 19h-22h (presencial)
Aulas à 3ª feira
(* também há a opção de aulas à 5ª feira, se a maioria dos formandos preferir)
Calendário:
- 6 aulas (9 Nov - 14 Dez 2021)
- 4 aulas (4 - 25 Jan 2022)
Local Campus Camões, do Centro Regional de Braga da UCP
Datas de Admissão
Candidaturas: até 2 Nov. 2021
Confirmação da admissão: 3 Nov.
Matrículas: 4-9 Nov.
Início das aulas: 9 Nov. 2021
Requisitos de Admissão
a) Licenciados: em Economia/ Gestão; Filosofia, Psicologia, Ciências da Comunicação, Serviço Social, Turismo, Sociologia, Geografia, Biologia.
b) Fluência em Espanhol e Inglês.
Documentos necessários de candidatura
a) Curriculum Vitae actualizado.
b) Carta de interesse (máx. 700 palavras), com breve apresentação pessoal, percurso académico e profissional, e motivação para frequentar este curso. Indicar se está disponível para aulas à 3ª feira ou 5ª feira, e se tem alguma preferência.
Vagas:
Nº mínimo de participantes: 10
Nº máximo de participantes: 25
Propina:
Valor total da propina: 200 €
As relações económicas constituem uma parte fundamental da nossa vida em sociedade, a qual é estudada pela Economia. Esta foi a primeira ciência social que surgiu na modernidade, e as suas origens (como disciplina autónoma) remontam à obra do filósofo moral escocês Adam Smith (séc. XVIII). A Economia estuda as decisões dos agentes económicos (consumidores, vendedores, Estado) e a evolução de indicadores agregados (e.g. PIB, inflação, desemprego).
Como sabemos, a Economia é a principal ciência que influencia as políticas dos Governos ocidentais. Por isso, a Economia é uma ciência com forte impacto na qualidade de vida das pessoas. A relevância pública da Economia é confirmada pelo facto de esta ser a única ciência social na lista dos prémios Nobel.
Apesar da importância da Economia, esta ciência é frequentemente criticada por não se preocupar com questões éticas, chegando por vezes a recomendar linhas de acção que chocam com princípios morais. Até que ponto tais críticas são plausíveis? Este curso discute de que modo é possível estabelecer um diálogo entre a Economia e a Ética—não só na vertente teórica (académica), mas também na vertente prática relativa à vida das empresas.
Reflexão crítica sobre os pressupostos antropológicos e éticos da Economia, e a respectiva aplicação à vida das empresas e organizações.
O curso destina-se em geral a todos os interessados em debates nas ciências sociais, e no modo como as posturas teóricas influenciam a praxis da nossa vida em sociedade.