Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo

Assistant Professor

Ângela Sá Azevedo é Professora Auxiliar na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

É Doutorada em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, desde 2006. Na mesma instituição realizou o Mestrado em Desenvolvimento e Educação da Criança (Intervenção Precoce), em1998. É licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, desde 1991.

Apresenta uma vasta experiência profissional no âmbito da Psicologia Clínica e da Psicologia da Educação, tendo nesta última área da Psicologia assumido funções de coordenação de um Gabinete Psicopedagógico dedicado à intervenção, durante 25 anos, em áreas como o Desenvolvimento de Carreira, Educação Inclusiva, Autorregulação e Motivação da Aprendizagem.

Foram-lhe conferidas as Especialidades de Psicologia da Educação (2016) e de Psicologia Clínica e da Saúde (2019), assim como as Especialidades Avançadas em Necessidades Educativas Especiais (2016) e em Psicologia Vocacional e Desenvolvimento da Carreira (2016) pelo Colégio das Especialidades da Ordem Dos Psicólogos Portugueses.

Coordena o Mestrado em Psicologia da Educação desde 2008 na FFCS – UCP e é membro da Comissão de Coordenação da Licenciatura em Psicologia, desde 2020.É membro do Conselho Científico da FFCS-UCP desde 2008.

É investigadora do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) da UCP nas áreas da Motivação, Autorregulação do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Relação Pedagógica, Desenvolvimento Emocional e Psicossexual, Desenvolvimento Vocacional e da Carreira, Educação Inclusiva.

Apresenta publicação relevante no âmbito da Psicologia da Educação.

Other

A compreensão leitora, o contexto social e o sucesso académico : um estudo transversal no 1º ciclo do ensino básico

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Pinto, Olga da Conceição Tomada). 2013.
Other

A influência do autoconceito, do sentido de comunidade e da decisão vocacional no discernimento vocacional dos jovens seminaristas da Região Norte de Portugal

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Fernandes, Ana Rita Vieira). 2015.
Other

A influência parental na satisfação da imagem corporal : estudo da perceção dos adolescentes

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Silva, Juliana Barbosa da). 2017.
Other

A perceção dos pais sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Miranda, Sara Patrícia Matos). 2016.
Other

A perceção dos professores e alunos do 7º ano de escolaridade acerca da importância da dimensão afetiva na relação pedagógica, na aprendizagem e no sucesso escolar

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Rodrigues, Bruna Filipa Dias). 2016.
Other

A relação entre estereótipos de género e decisão vocacional nos alunos do 12º ano de escolaridade

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Lima, Diana Filipa Fernandes). 2017.
Book Chapter

Apresentação

Álvaro Balsas, Paulo C. Dias, Armanda Gonçalves & Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Paulo C. Dias). 2016. Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia
Other

Auto-conceito e auto-estima na transição do ensino secundário para o ensino superior

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Angela Azevedo). 2003.
Other

Autoconceito em adolescentes com dificuldades de aprendizagem

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Nelas, Patrícia Raquel Cardoso). 2019.
Other

Autoconceito, autoestima e crenças de autoeficácia em alunos do 7º ano do 3º ciclo do ensino básico com dislexia

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Maciel, Patrícia Rodrigues). 2016.
Other

Características e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Sousa, Mariana Alves de). 2018.
Other

Desenvolvimento emocional e bem-estar psicológico na adaptação ao ensino superior

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Pereira, Bárbara Maria Barbosa). 2019.
Other

Desenvolvimento linguístico da criança em idade pré-escolar e estimulação no contexto familiar

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo). 1998.
Other

Desenvolvimento positivo na adolescência : contributos da autorregulação internacional

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Peixoto, Joana Filipa Gonçalves). 2014.
Paper

Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho: Estudos de adaptação para o ensino secundário

Paulo C. Dias & Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Andreia Gomes). 2018. Análise Psicológica
Other

Influência das crenças e práticas da literacia familiar, no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Gonçalves, Filipa Dias). 2020.
Other

Intervenção psicológica no âmbito do desenvolvimento psicossexual : adaptação de um programa para alunos do 5º ano de escolaridade

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Pinto, Diana Catarina Figueiras). 2020.
Paper

Manifestações diferenciais do autoconceito no fim do ensino secundário português

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Luísa Faria). 2004. Paidéia (Ribeirão Preto)
Other

Motivação e sucesso na transição do ensino secundário para o ensino superior

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo). 2005.
Paper

Motivação, Sucesso e Transição para o Ensino Superior

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo,Ângela Sá). 2006.
Other

O autoconceito e a decisão vocacional dos alunos do 9.º ano de escolaridade

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, Márcia Regina Pinto Silva). 2013.
Other

O papel do psicólogo escolar na equipa de Educação Especial

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Oliveira, Ana Rita Dinis). 2019.
Other

O professor como performer e a sua influência na autorregulação dos alunos

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Leal, Henrique Manuel Mirra). 2014.
Book Chapter

Parental Mediation of the Use of the Internet: A Psychometric Study with Portuguese Pre-adolescents

Íris Martins Oliveira, Paulo C. Dias & Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Ângela Sá Azevedo). 2022. Perspectives and Trends in Education and Technology: Smart Innovation, Systems and Technologies
Other

Perceção da interação professor : aluno como factor motivacional

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Gomes, Andreia Filipa da Cunha). 2012.
Other

Perceção dos jovens adultos sobre a violência no namoro : estudo das diferenças

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Lage, Ana Fátima Fidalgo). 2020.
Other

Promoção da autorregulação do desenvolvimento em crianças do pré-escolar : programa de intervenção

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Sousa, Inês Sofia Freitas de). 2020.
Book Chapter

Promover competências linguísticas em alunos do Pré-escolar: apresentação de um estudo piloto do Programa de intervenção “Aprender com o Orelhas!”

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Andreia Barbosa). 2016.
Other

Qual a relação entre abordagens à aprendizagem e conceções pessoais de inteligência?

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Rodrigues, Andreia Daniela Pereira). 2013.
Other

Qualidade de vida e rede de suporte social : estudo comparativo entre idosos institucionalizados e não institucionalizados

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Faria, Cláudia Soares de Oliveira). 2017.
Other

Que relação existe entre as estratégias de autorregulação na escrita e a motivação?

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Oliveira, Andreia Heloísa Freitas de). 2014.
Other

Redes socias e as relações afetivas dos adolescentes

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Pimenta, Diana Filipa Xavier Gomes). 2019.
Other

Relação pedagógica : que implicações na perceção da disciplina de educação visual?

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Faria, Rui Miguel de Araújo). 2014.
Other

Relatório de estágio

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Freitas, Sara Cristina da Silva). 2011.
Other

Relatório de estágio

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Ferreira, Sara Luísa de Azevedo). 2015.
Other

Relatório de estágio

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Araújo, Rosa Maria Antunes de). 2016.
Paper

Teacher-Student Relationship and Self-Regulated Learning in Portuguese Compulsory Education

Paper

Teacher-student relationship and self-regulated learning in portuguese compulsory education | Relacionamento professor-aluno e auto-regulação da aprendizagem no 3rd ciclo do ensino médio português

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, Â.S.). 2012. Paideia
Other

Transição dos jovens com Necessidades Educativas Especiais para o mercado de trabalho : a perceção dos psicólogos, dos professores de educação especial e dos alunos

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Freitas, Ana Catarina Matos de). 2016.
Paper

«Ser ou não ser... O jovem de hoje sabe responder»

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, Ângela). 2012. Theológica