Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo

Assistant Professor

Ângela Sá Azevedo é Professora Auxiliar na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

É Doutorada em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, desde 2006. Na mesma instituição realizou o Mestrado em Desenvolvimento e Educação da Criança (Intervenção Precoce), em1998. É licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, desde 1991.

Apresenta uma vasta experiência profissional no âmbito da Psicologia Clínica e da Psicologia da Educação, tendo nesta última área da Psicologia assumido funções de coordenação de um Gabinete Psicopedagógico dedicado à intervenção, durante 25 anos, em áreas como o Desenvolvimento de Carreira, Educação Inclusiva, Autorregulação e Motivação da Aprendizagem.

Foram-lhe conferidas as Especialidades de Psicologia da Educação (2016) e de Psicologia Clínica e da Saúde (2019), assim como as Especialidades Avançadas em Necessidades Educativas Especiais (2016) e em Psicologia Vocacional e Desenvolvimento da Carreira (2016) pelo Colégio das Especialidades da Ordem Dos Psicólogos Portugueses.

Coordena o Mestrado em Psicologia da Educação desde 2008 na FFCS – UCP e é membro da Comissão de Coordenação da Licenciatura em Psicologia, desde 2020.É membro do Conselho Científico da FFCS-UCP desde 2008.

É investigadora do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) da UCP nas áreas da Motivação, Autorregulação do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Relação Pedagógica, Desenvolvimento Emocional e Psicossexual, Desenvolvimento Vocacional e da Carreira, Educação Inclusiva.

Apresenta publicação relevante no âmbito da Psicologia da Educação.

Book Chapter

Apresentação

Álvaro Balsas, Paulo C. Dias, Armanda Gonçalves & Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Paulo C. Dias). 2016. Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia
Paper

Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho: Estudos de adaptação para o ensino secundário

Paulo C. Dias & Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Andreia Gomes). 2018. Análise Psicológica
Paper

Manifestações diferenciais do autoconceito no fim do ensino secundário português

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Luísa Faria). 2004. Paidéia (Ribeirão Preto)
Book Chapter

Promover competências linguísticas em alunos do Pré-escolar: apresentação de um estudo piloto do Programa de intervenção “Aprender com o Orelhas!”

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Andreia Barbosa). 2016.
Paper

Teacher-Student Relationship and Self-Regulated Learning in Portuguese Compulsory Education

Paper

Teacher-student relationship and self-regulated learning in portuguese compulsory education | Relacionamento professor-aluno e auto-regulação da aprendizagem no 3rd ciclo do ensino médio português

Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo (with Azevedo, Â.S.). 2012. Paideia