Pró-Reitor para o Centro Regional de Braga, da UCP, João Manuel Duque, recebe Prémio Árvore da Vida

Tuesday, November 23, 2021 - 16:59
Professor Doutor João Manuel Duque recebe distinção da Igreja Católica, através do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, na edição de 2021 do Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes.  
O júri do Prémio decidiu por unanimidade e destacou o Presidente do Centro Regional Bracarense como uma personalidade marcante da cultura lusa e um “cruzador de fronteiras” entre a teologia e a filosofia, os saberes e a arte.  
Este louvor “é uma espécie de eco a partir do exterior daquilo que eu sempre considerei que deveria ser a teologia e que sempre tentei praticar como teólogo, que é um trabalho a partir do mundo, no meio do mundo, mergulhado no mundo, e, sobretudo, no mundo da cultura» afirma o Pró-Reitor em declarações à Agência Ecclesia.  
O Professor Catedrático salvaguarda, ainda, o facto de a teologia ser um ministério aberto, afastando a ideia da necessidade de uma ligação ao ministério ordenado, para o estudo da área científica. Na sua visão, a teologia necessita de evitar ser demasiado presunçosa, orgulhosa, como se tenha a verdade toda para dizer às pessoas, em contrapartida, deve apresentar-se como humilde e apresentar o seu contributo.  
João Manuel Duque declara, por último, estar “muito grato ao júri, à Conferência Episcopal Portuguesa e ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura pelo reconhecimento desse esforço de tentar colocar a teologia no circuito cultural nacional, com benefício para todos”.  
A distinção, atribuída anualmente desde 2005, segundo os relatos do docente à Agência Ecclesia, “ganhou cidadania, não apenas eclesial, nos últimos anos relativamente a personalidades muito salientes da vida cultural” nacional.  

Upcoming Events

16
Dec
12:00
10
Feb
09:30