Mestrado em Filosofia - Estética e Teoria das Artes

Contacts

Secretaria

E-mail: secretaria.ffcs@ucp.pt

Tel: (+351) 253 20 61 00 

Program Description


O que oferece este curso?

A especialização em Estética e Teoria das Artes oferece uma formação académica a quem pretenda aprofundar crítica e sistematicamente o diálogo entre a Filosofia, a Estética e as Artes, nomeadamente as Artes Visuais, Musicais e Literárias, nas múltiplas vertentes em que esse diálogo adquire sentido.

Deste modo, esta oferta formativa convoca todos os detentores de saberes científicos das ciências humanas, das ciências da arte, das ciências sociais, da teologia e das ciências religiosas, os criadores das diversas disciplinas artísticas, bem como os agentes culturais, profissionais e empreendedores do mundo da arte e da cultura.

Pretende-se que a problematização das experiências e dos conhecimentos já adquiridos por uns e por outros dinamize e se complemente na investigação científica, por um lado, das questões de fundo que hoje marcam a atmosfera cultural, ética, política e religiosa, e por outro lado, das questões estético-filosóficas que garantem às artes um novo quadro interpretativo e fecunda inteligibilidade.

Este programa visa facultar a todos os participantes os meios necessários para que possam articular de forma inovadora e empenhada, num clima de total liberdade, excelência e respeito, a reflexão estético-filosófica e a experiência das artes, com destaque para a sua incidência na contemporaneidade.
 

Objetivos e competências a desenvolver

Conhecer, de forma aprofundada, o contributo das teorias estético-filosóficas para a interpretação e compreensão das questões atuais que circundam os fenómenos artísticos e as práticas artísticas.

Adquirir um conhecimento crítico aprofundado dos problemas fundamentais da reflexão estético-filosófica em ligação estrita com as Artes.

Analisar, argumentar e desenvolver as múltiplas ligações que potenciam as dinâmicas de convergência e de tensão entre a Filosofia e as Artes visuais, musicais e literárias.

Ajustar instrumentos teóricos à especificidade dos temas estético-filosóficos, artísticos e culturais do interesse de cada mestrando/a.

Selecionar metodologias adequadas aos projetos de investigação, nomeadamente, em ordem à dissertação de mestrado.

Formular um quadro compreensivo e crítico da situação das Artes face à complexidade do mundo contemporâneo e seus desafios éticos, antropológicos, científicos, técnicos, sociais, espirituais.