Licenciatura em Psicologia

Contacts

Secretaria

E-mail: secretaria.ffcs@ucp.pt

Tel: (+351) 253 20 61 00 

More Information

Prova de ingresso
Biologia e Geologia ou Português ou Filosofia

CANDIDATURA ONLINE

CALENDÁRIO ACADÉMICO

 

 

 

 

Program Description

A Psicologia é uma área científica de enorme relevância social que abarca todos os aspetos da nossa vida. Logo, a formação em Psicologia deve reger-se por padrões elevados de qualidade científica e pedagógica, devendo os estudantes, na primeira etapa da formação em Psicologia, desenvolver conhecimentos teóricos e competências genéricas neste domínio.

A formação na Licenciatura em Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP incide em aspetos como os processos psicológicos, biológicos e sociais que explicam o comportamento humano, a avaliação e o diagnóstico de problemas e de necessidades, até aos diferentes modelos e técnicas de avaliação e de intervenção psicológica nas várias áreas da Psicologia (Clínica, Educacional, Familiar, Organizacional, Saúde), assim como na prática de investigação científica.

Sendo os psicólogos profissionais que baseiam a sua atuação em evidências científicas, para encontrar respostas a questões individuais e sociais complexas, no sentido de responder a estas necessidades, a Licenciatura em Psicologia, de acordo com os princípios inspiradores da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, contextualiza-se numa antropologia cristã atualizada, isto é, no diálogo com as Ciências, as Humanidades e a cultura do nosso tempo.

Nesta medida, o curso apresenta-se como inovador e constitui a etapa inicial da formação em Psicologia para os estudantes que desejem desenvolver a sua atividade profissional como psicólogos, de acordo com os princípios da Declaração de Bolonha, os requisitos da Ordem de Psicólogos Portugueses (OPP) e as recomendações da European Federation of Psychologists’ Associations, incluídos no European Qualification Standard for Psychologists.

A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais oferece oportunidades de formação ao nível do 2º Ciclo na área da Psicologia Clínica e da Saúde, da Psicologia da Educação e na área da Psicologia do Trabalho e das Organizações.
 

Porquê Psicologia?

A Licenciatura em Psicologia está em funcionamento desde 2004, apresentando já uma vasta experiência ao nível da formação nesta área, tendo sido alvo de adaptação curricular e pedagógica de acordo com o Modelo de Bolonha em 2006. 
Por conseguinte, a Licenciatura em Psicologia pretende formar futuros profissionais, cientificamente competentes, com um elevado sentido profissional, pautado por uma exigência ética e deontológica que se deve traduzir numa intervenção junto de pessoas, grupos e organizações, capaz de promover e melhorar a saúde, a qualidade de vida, o bem-estar e o desenvolvimento integral ao longo da vida.

Pretende, igualmente, formar de Psicólogos com um perfil global, para fazer face aos desafios psicossociais que requerem uma intervenção ecodesenvolvimental, isto é, para além de uma formação científica de excelência, promove uma formação integral dos estudantes, pelo que, segundo modelos inspirados numa Ética Humanista, são oferecidas oportunidades para o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Além das atividades de aprendizagem e de investigação, os estudantes beneficiam de programas de Tutoria e da participação em programas de Serviço Comunitário

Taxa de empregabilidade

A Licenciatura pretende oferecer aos estudantes, a formação básica em Psicologia, que permite a continuidade da formação académica e profissional e a inserção no mercado de trabalho, onde temos assistido nos últimos anos à diversificação das áreas de atuação do(a) psicólogo(a) e ao aumento do número de profissionais integrados. Os dados oficiais da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (2020) indicam que os Licenciados em Psicologia na FFCS têm uma taxa de empregabilidade de 93,3%.
 

Personaliza a tua Licenciatura

Especializa-te numa área de interesse

A Licenciatura não apresenta um caráter profissionalizante, pois o exercício profissional autónomo de psicólogo implica a frequência de um Mestrado em Psicologia, condição necessária para a inscrição na OPP.

O curso permite a prossecução dos estudos num Mestrado numa área de especialização, de acordo com os interesses e necessidades dos contextos de vida do(a)s estudantes. A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais oferece oportunidades de dar continuidade à formação, através de três mestrados.


Disciplinas Optativas

Permitindo ao estudante o reforço da área de especialização do seu interesse, o programa da Licenciatura inclui um conjunto diversificado de unidades curriculares optativas.

Como complemento da formação teórica e prática oferecida e de forma a promover a inter e transdisciplinaridade, os alunos podem optar por frequentar disciplinas lecionadas numa outra área de especialização em que tenham interesse, assim como outras disciplinas lecionadas em outros cursos de licenciatura da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais ou outras faculdades da Universidade Católica Portuguesa ou ainda em universidades estrangeiras que os alunos frequentem durante o período de intercâmbio.

Contacts

Secretaria

E-mail: secretaria.ffcs@ucp.pt

Tel: (+351) 253 20 61 00 

Testimonial

Filipa Pinheiro

A Psicologia cuida de um mundo que precisa cada vez mais de assistência. É a arte que ajuda a descobrir quem somos, o que queremos e que toca de forma delicada nas nossas feridas.

Related Events