Licenciatura em Estudos Portugueses

Contacts

Secretaria

E-mail: secretaria.ffcs@ucp.pt

Tel: (+351) 253 20 61 00 

More Information

Prova de ingresso
Português ou História 

CANDIDATURA ONLINE

CALENDÁRIO ACADÉMICO

 

Program Description

A licenciatura em Estudos Portugueses é uma proposta formativa aberta à dinâmica da época contemporânea, sendo constituída por cinco grandes áreas científicas: Estudos Linguísticos, Línguas Estrangeiras, Estudos Literários, Estudos Clássicos e Estudos de Cultura. Algumas marcas distintivas: abertura para o espaço literário da lusofonia e universal; o estudo da identidade cultural da Europa; aproximação a novos horizontes culturais e aplicações tecnológicas; opção por uma consistente perspetiva comparada nas várias áreas.

Trata-se de um curso que prepara o aluno para o exercício de uma profissão em domínios que impliquem uma formação de base alargada, nomeadamente exercício profissional que implique a análise crítica do discurso, crítica textual, a edição de textos, a consultoria e revisão linguística, a assessoria cultural, as tecnologias de línguas, o ensino e aprendizagem da língua portuguesa.

Os alunos deste curso podem prosseguir estudos, na FFCS, a nível de Mestrado, em Comunicação Digital, Português Língua Estrangeira / Língua Segunda e Turismo.

Porquê Estudos Portugueses?
 

A licenciatura em Estudos Portugueses é uma área científica com um enorme potencial, tendo em atenção os falantes da língua portuguesa. Visa proporcionar uma formação científica inicial atualizada e aberta à dinâmica da época contemporânea, na área das Línguas, Linguística, Literatura Portuguesa, memória e identidade cultural europeia, com abertura para o espaço da lusofonia e universal, sem esquecer a comunidade envolvente.

Ora a proximidade da Instituição à comunidade obriga-a a estar atenta às suas necessidades, nomeadamente preparando quadros para a sociedade, mediante a adequada formação científica, profissional, ética e deontológica, inspirada na doutrina social da igreja.

A Faculdade tem privilegiado, ao longo da sua história, a formação de pessoas habilitadas para uma intervenção social empenhada, fiel aos valores culturais da comunidade nacional e ao respeito da pessoa humana.

 

Aprofunda o conhecimento de línguas
 

Num mundo marcado pela globalização, o conhecimento de línguas estrangeiras é uma mais-valia para o enriquecimento pessoal e profissional. A Licenciatura em Estudos Portugueses oferece aos alunos a oportunidade de aprofundar a aprendizagem de três idiomas permitindo a aquisição de um nível de competência elevado.
 

Personaliza a tua Licenciatura


Disciplinas Optativas

Permitindo ao estudante o reforço da área de especialização do seu interesse, o programa da Licenciatura inclui um conjunto diversificado de unidades curriculares optativas.

Como complemento da formação teórica e prática oferecida e de forma a promover a inter e transdisciplinaridade, os alunos podem optar por frequentar disciplinas lecionadas numa outra área de especialização em que tenham interesse, assim como outras disciplinas lecionadas em outros cursos de licenciatura da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais ou outras faculdades da Universidade Católica Portuguesa ou ainda em universidades estrangeiras que os alunos frequentem durante o período de intercâmbio.