Doutoramento em Estudos da Religião

Contacts

Secretaria

E-mail: secretaria.ffcs@ucp.pt

Tel: (+351) 253 20 61 00 

Program Description


Tendo em conta a vantagem académico-científica da colaboração entre unidades de ensino universitário de diversas áreas do saber, a Faculdade de Teologia (Núcleo de Braga), a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, enquanto unidade constituintes do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, refletiu sobre a possibilidade de organizar um ciclo de estudos avançados que permitisse potenciar o seu corpo docente ao mais alto nível da investigação científica.

Depois de consideradas as potencialidades dos recursos humanos disponíveis, concluiu-se que a área de confluência das três unidades a poder ser desenvolvida com a mais elevada qualidade seria a área dos Estudos da Religião («Religious Studies»).

Nesse sentido, decidiu-se propor a criação de um Curso de 3.º Ciclo ou de Doutoramento em Estudos da Religião, lecionado conjuntamente por docentes das duas unidades referidas e por elas assumido institucionalmente.
 

Objetivos

Proporcionar a todas as pessoas interessadas o contexto adequado para uma investigação multidisciplinar sobre do fenómeno religioso. Pretende-se pois potenciar a abordagem interdisciplinar deste complexo fenómeno, conjugando, sobretudo, perspetivas históricas, filosóficas, teológicas, sociológicas, psicológicas, literárias e político-pedagógicas.

Tratando-se, evidentemente, de investigação enquadrada em diferentes campos científicos, terá que proceder segundo métodos diversificados. O ponto de unidade, nessa diversidade de abordagem, é dado pelo próprio fenómeno religioso;
Manifestar potencialidades cientificamente inovadoras, na medida em que não se concentra na metodologia de análise, mas antes no próprio fenómeno a analisar. E como a complexidade do fenómeno religioso não permite uma abordagem unilateral, considera-se que o melhor modo do seu tratamento seja, precisamente, o da investigação pluri-disciplinar.

Assim sendo, este curso é proposto como enquadramento para o desenvolvimento de competências de investigação, num leque diversificado de abordagens e metodologias, que permitam tratar o fenómeno religioso como fenómeno unitário, dentro da sua complexidade. Considera-se que esta abordagem plural poderá favorecer os investigadores das diversas áreas, numa mais adequada aproximação ao objeto de investigação.

Contacts

Secretaria

E-mail: secretaria.ffcs@ucp.pt

Tel: (+351) 253 20 61 00