História do Serviço Social I organiza aula aberta

No âmbito da unidade curricular de História do Serviço Social I, na licenciatura de Serviço Social, será lecionada, no dia 23 de novembro entre as 10h:00 e as 12h:00, uma aula aberta promovida pela Dra. Catarina Nogueira, com o título "A assistência na infância e na velhice no início do século XX em Portugal: o exemplo de António Almeida da Costa e de Emília de Jesus Costa".

A Dra. Catarina Nogueira Pereira é licenciada em Gestão do Património pela Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e Mestre em História e Património – Ramo Estudos Locais e Regionais – pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atualmente é Técnica Superior de Arquivo no Arquivo e Centro de Documentação da Misericórdia de Gaia e traz-nos um estudo sobre a creche Emília de Jesus Costa e o asilo António Almeida da Costa no lugar das Devesas, em Vila Nova de Gaia. Ambos representam um claro exemplo de filantropia patronal no início do século XX em Portugal. Esta aula aberta apresentará um breve retrato das dinâmicas de funcionamento e da sociodemografia dos utilizadores destas duas instituições, evidenciando o impacto destas ações filantrópicas na população local.