Voluntariado


Sendo a Universidade um local privilegiado para o desenvolvimento do conhecimento, as ações de voluntariado da UCP - Braga pretendem orientar esse conhecimento para uma procura mais ampla de sentido da vida, da solidariedade, da dimensão estética e da realização ética.
A UCP - Braga incentiva, assim, os seus estudantes a viverem o percurso académico não só numa perspetiva científica, como também complementá-la através da dimensão solidária. No fundo, pretende que cada aluno tenha a oportunidade de receber uma formação mais humana, `pondo o seu conhecimento ao serviço da construção de uma sociedade mais justa e fraterna. 
Para a concretização deste propósito, a UCP - Braga promove junto da comunidade académica o programa de voluntariado que a Pastoral Universitária da Arquidiocese de Braga desenvolve para os universitários.

No âmbito da sua missão de levar os universitários a ser mais solidários para com os mais frágeis da sociedade, a Pastoral Universitária promove diferentes ações de intervenção voluntária, concretamente, junto da população idosa, toxicodependentes, pessoas com demências e crianças.
Conscientes da exigência que o voluntariado implica, a Pastoral promove ações de formação para os universitários, proporcionando espaços para a reflexão/avaliação do trabalho implementado.
As ações de voluntariado propostas pela Pastoral Universitária centram-se essencialmente nos seguintes projetos:

a)Casa de Saúde do Bom Jesus – atividades de convívio e partilha de experiências com mulheres portadoras de doença mental;
b)Projeto Homem – atividades de sensibilização, formação e partilha de experiências junto de jovens com dependências;
c)Mais Horizonte - atividades de enriquecimento escolar e de apoio ao estudo para adolescentes institucionalizados;
d)Mais Proximidade – atividade que valoriza a relação intergeracional, não só pela necessidade de consciencializar os jovens para o valor da terceira idade, mas também porque, nos tempos atuais, este é um grupo desprotegido.
e)Projeto Sementes – Missão África – destinado a estudantes universitários que pretendam desenvolver uma ação de voluntariado, em espírito de verdadeira missão, durante o mês de Agosto, em Cabo Verde.
f)Projeto Mais Saúde – tem como objetivo a prestação de cuidados de saúde personalizados, em regime de voluntariado, nas suas diversas áreas: medicina, enfermagem, terapia da fala, psicologia, gerontologia, entre outros.