Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário

Coordenação: João Amadeu Oliveira Carvalho Silva
Objetivos
  • Facultar o aprofundamento e atualização de conhecimentos teórico-práticos nas áreas da Pedagogia e da Didática aos alunos, futuros docentes da área do Português e do Espanhol do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, complementando as competências científicas e técnicas anteriormente adquiridas.
  • Complementar, aprofundar e atualizar a formação daqueles alunos na área educacional geral, científica, pedagógica e didática em ordem à excelência no seu desempenho profissional.
  • Fornecer a informação necessária para o conhecimento do sistema educativo, da estrutura e do funcionamento das escolas e respetivas organizações.
  • Intensificar a relação dos formandos com as questões de direção e gestão da sala de aula em ordem a um melhor desempenho da profissão.
  • Aquisição de conhecimento - teórico e prático - sobre a gestão de trabalho em equipa (dinâmica de grupos, motivação, gestão de conflitos...).
Saídas Profissionais

Este mestrado habilita profissionalmente para a docência de Português e Espanhol em escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Este 2º ciclo permitirá ainda um maior conhecimento e desenvolvimento de competências que permitirão a dinamização de projetos educativos e culturais, numa grande diversidade de serviços, em instituições públicas e particulares lusófonos e de língua espanhola.

Plano curricular

1º semestre