Mestrado em Comunicação Digital

Candidatos Internacionais
Coordenação: José Gabriel Andrade
Apresentação

A internet e o ambiente digital introduziram mutações na comunicação pessoal, grupal, organizacional e de massas.
Mais recentemente, a chamada Web 2.0 e com ela os media sociais e outros novos meios de comunicação tecnológica criaram um novo paradigma de comunicação, inexoravelmente bidirecional e marcado pela participação e interação. Cada vez mais indivíduos e organizações pensam, criam, representam e comunicam a realidade através de conteúdos digitais inovadores.
Consequentemente, o mercado necessita de profissionais com capacidades comunicacionais para responder com eficiência a um mundo online e em constante mudança, a novas formas de produção e gestão de informação, novos modos de agir e interagir, novos modelos organizacionais e de negócios, novas formas de entretenimento, novos modelos artísticos.
O Mestrado em Comunicação Digital da Faculdade de Filosofia e Cências Socias da Universidade Católica Portuguesa vem responder à necessidade de formação de investigadores e profissionais dotados das competências teóricas, técnicas e práticas para analisar, construir e gerir este novo paradigma comunicacional e esta nova sociedade digital.
Oferece uma formação abrangente, multidisciplinar e integrada, que conjuga uma sólida base teórica com a aplicação do saber no desenvolvimento de projetos profissionais e de investigação em contextos específicos e diversos de comunicação digital e nos domínios mediático, organizacional, educacional, lúdico e artístico.
O Mestrado dirige-se a todos os que desenvolvem ou pretendem vir a desenvolver estratégias de comunicação digital inovadoras em empresas, instituições, órgãos de comunicação social e nos diversos contextos e desafios de empreendedorismo.

Os objetivos gerais do Mestrado em Comunicação Digital são os seguintes:

• refletir sobre as implicações da Internet e da Web 2.0 no contexto das novas práticas e dos novos desafios de comunicação na sociedade digital dos nossos dias;
  • analisar o novo paradigma de comunicação digital a partir de uma perspetiva multidisciplinar (ciências da comunicação, da linguagem, da cognição, da cultura, empresariais, design e artes visuais);
  • compreender criticamente as questões, metodologias e estratégias dos atuais media digitais e sociais;
  • desenvolver as capacidades de criação, planificação, gestão, distribuição e avaliação da comunicação digital nas esferas privada e pública e em diversos domínios como os media tradicionais e novos, as empresas, as organizações, a educação, o entretenimento e as artes;
  • utilizar as diferentes tecnologias digitais 2.0 e explorar as suas possibilidades comunicacionais em contextos empresariais, de negócios, organizacionais, de publicidade e marketing, jornalísticos, como o jornalismo digital, de indústrias criativas, educacionais, lúdicos, como jogos digitais e outros entretenimentos, artísticos;
  • desenvolver um projeto estratégico de comunicação digital, com a possibilidade de o implementar numa empresa, start-up, agência de produção de audiovisual, agência publicitária, órgão de comunicação social, estúdio de design, etc.
Destinatários:

O Mestrado em Comunicação Digital destina-se a licenciados em ciências da comunicação ou outros licenciados em áreas equivalentes ou próximas que pretendam desenvolver estratégias de comunicação digital inovadoras em empresas, indústrias criativas, agências de produção de audiovisual, de publicidade e de marketing, órgãos de comunicação social, estúdios de design, etc.
É dirigido igualmente a licenciados que pretendam iniciar uma carreira de investigação científica na área interdisciplinar da comunicação digital.
A opção por um 2º ano de natureza profissionalizante (estágio) ou de investigação (dissertação) deverá ser realizada pelos alunos aquando da conclusão do 1º ano do Mestrado.

Parceiros

O Mestrado em Comunicação Digital é uma formação oficial da candidatura de Braga à cidade de Média Arts.

Plano curricular

1º semestre