Mestrado em Gerontologia Social Aplicada

Coordenação: Professor Doutor António M. Fonseca

Licenciado em Psicologia e doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto. Professor associado de Psicologia, na Universidade Católica Portuguesa. Membro do CEDH - Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (UCP) e do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (UPorto). Autor de livros, capítulos e artigos científicos, publicados em Portugal e no estrangeiro, nas áreas da Psicologia do Envelhecimento e da Gerontologia.

Coordenação Executiva: Professor Doutor Eduardo Duque

Doutor em Sociologia pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade Complutense de Madrid. Professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP e membro integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. A par da docência universitária, tem integrado vários projetos de investigação nacional e internacional e publicado nas áreas do envelhecimento e qualidade de vida.

Apresentação

O aumento da esperança de vida observado nas últimas décadas em Portugal trouxe consigo a importância da intervenção gerontológica junto das pessoas mais velhas e dos contextos em que elas vivem, tanto na comunidade como em instituições de acolhimento.

Para responder ao objetivo geral de melhorar essa intervenção gerontológica, a Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga apresenta uma nova edição do curso de Mestrado em Gerontologia Social, assente num modelo formativo de saberes e competências capazes de traçar um papel diferenciador do gerontólogo social na sociedade portuguesa. Este Mestrado é destinado a licenciados provenientes de áreas das Ciências Sociais e Humanas e de áreas da Saúde, que já estejam ou tenham como propósito trabalhar no domínio da gerontologia. É uma formação indispensável para quem esteja em vias ou pretenda ocupar cargos de direção/coordenação em serviços e instituições de acolhimento a pessoas idosas.

O Mestrado em Gerontologia Social Aplicada da UCP – CRBraga decorre em horário pós-laboral e conta com um corpo docente qualificado. O Mestrado em Gerontologia Social Aplicada está devidamente acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Objetivos
  1. Compreender o que é e para que serve a gerontologia no âmbito do processo de envelhecimento e da prestação de cuidados a pessoas idosas.
  2. Analisar dimensões individuais, sociais e comunitárias do processo de envelhecimento e suas repercussões na prática gerontológica.
  3. Aprofundar metodologias que visem a promoção da qualidade de vida da população idosa à luz do paradigma do Envelhecimento Ativo.
  4. Compreender modelos de planificação, gestão e avaliação de programas e serviços gerontológicos, implementados quer na comunidade quer em instituições de acolhimento de pessoas idosas.
  5. Desenhar e realizar de forma autónoma uma dissertação original ou um projeto de intervenção no âmbito da gerontologia social.
Destinatários

Licenciados provenientes de áreas das Ciências Sociais e Humanas (Serviço Social, Educação Social, Psicologia, Sociologia, Ciências da Educação, Direito, outras) e de áreas da Saúde (Medicina, Enfermagem, Tecnologias de Saúde, outras).

Plano curricular

1º semestre

UC ECTS
Envelhecimento, Políticas e Respostas Sociais 6
Gerontologia Educativa 5
Demografia e Sociologia do Envelhecimento 6
Envelhecimento e Família 6
Metodologias de Investigação e de Intervenção 7

2º semestre

UC ECTS
Gerontopsicologia 6
Gestão de Equipamentos e de Pessoas 6
Práticas de Promoção de Envelhecimento Ativo – Seminários 5
Gerontoética 6
Seminário de Investigação e de Intervenção 7

3º semestre e 4º semestre

UC ECTS
Realização de Dissertação
OU
Realização de Projeto de Intervenção
60