Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos 2015- 2020

Unidade de Investigação (UI&D 683) financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia

O CEFH pretende investigar, numa perspetiva multidisciplinar, as relações entre Pessoa e Sociedade nas suas dimensões filosófica e ética, linguística e comunicacional, cultural e literária, psicológica e educacional. Promovendo as relações entre as ciências humanas, a Unidade articula as contribuições da filosofia, linguística, estudos literários e psicologia. A investigação centra-se em quatro aspetos da relação do indivíduo com o mundo e os outros, a que correspondem quatro grupos de investigação: as novas e diversas formas de impacto da Natureza na racionalidade, o significado linguístico como conceptualização corporizada e socioculturalmente situada, a memória cultural dialogicamente reinterpretada no texto literário e percursos desenvolvimentais na saúde e na educação.


Grupos de investigação e projetos
  • Grupo Fundamentos, Racionalidades e Sociedade na Contemporaneidade
    Projeto: Sagrado, Racionalidade(s) e Comunidade(s)
    Projeto: Estética, Arte e Realização Humana


O objetivo geral do Grupo é analisar e avaliar as diversas contribuições do conhecimento filosófico e ontológico e da dimensão estético-artística para a realização integral da pessoa humana na sociedade contemporânea. O primeiro projeto explora o tema da Natureza nos seus vários significados expressos em trabalhos recentes das áreas da ciência, filosofia e teologia que têm contribuído para uma maior realização da pessoa na sociedade. São tópicos de especial atenção a causalidade presente nos sistemas complexos, as novas formas de religião presentes nas recentes correntes do pensamento pós-secular, bem como os fenómenos do sagrado e os efeitos do relativismo generalizado no campo da ética e do bem-estar. O segundo projeto investiga percursos de humanização através da estética e da expressão artística, explorando o potencial da criação artística contemporânea, do património artístico e da cultura estética.

  • Grupo Linguagem, Cognição e Sociedade
    Projeto:Significado Linguístico e Conceptualização
    Projeto: Comunicação, Media e Audiências

O Grupo pretende investigar estruturas linguísticas do português e do espanhol e discursos dos media como manifestações de processos de conceptualização socioculturalmente situados. Significado, variação do significado e sua fundamentação na cognição, na cultura e na sociedade são os temas principais de investigação. O primeiro projeto investiga, na perspetiva da Linguística Cognitiva, as categorias da causalidade, agencialidade, modalidade e perceção; a interação entre significado lexical e significado construcional; a conceptualização e a expressão de emoções; e as dimensões sociocognitivas do pluricentrismo do português nas variedades europeia e brasileira. O segundo projeto, promovendo a sinergia entre Análise Crítica do Discurso, Ciências da Comunicação e Linguística Cognitiva, estuda os discursos religioso, político e publicitário, focalizando processos cognitivos, estratégias discursivas e ideologias.

  • Grupo Memória e Diálogos Literários
    Projeto: Memória e Diálogos Literários


Sendo a literatura uma das formas artísticas que mais claramente revela a experiência estética do passado reinterpretado no presente e reconhecendo a necessidade a a urgência de preservação da memória cultural de matriz humanista, o objetivo fundamental do Grupo é promover estudos críticos literários e culturais, à luz de uma perspetiva intertextual e comparativa, tomando como ponto de partida o legado clássico greco-latino e como ponto de chegada autores portugueses contemporâneos e enquadrando as produções literárias no contínuo da atividade humana. Entre os principais tópicos de investigação, estão a continuidade literária da mitologia clássica, a reescrita de tópicos clássicos em obras contemporâneas, releituras da Poética de da Retórica, e a paródia como forma privilegiada de intertextualidade na criação literária contemporânea.

  • Grupo Percursos Desenvolvimentais e Contextos de Vida
    Projeto: Saúde: Fatores Psicossociais e Comportamentais
    Projeto: Educação e InclusãoSocial

O objetivo principal do Grupo é investigar o desenvolvimento humano como processo multilinear e multidimensional, que permite diversos percursos individuais influenciando ou sendo influenciados pelos contextos de vida. O primeiro projeto pretende explorar os fatores psicológicos e comportamentais inerentes à saúde/doença, bem como a eficácia do trabalho psicoterapêutico. Especial atenção é dada à fundamentação empírica das práticas de avaliação e da intervenção psicoterapêutica nos contextos da intervenção clínica e psicossocial, da prevenção e da promoção da saúde. O segundo projeto investiga os fatores individuais e relacionais que promovem o desenvolvimento humano integral, identificando processos individuais e organizacionais promotores do sucesso e da inclusão em contexto educacionais, ao longo da vida, e examinando como os contextos e os agentes educativos podem contribuir para a realização integral e para a inclusão social de todos os indivíduos.