Apresentação

200
Miguel António Costa Gonçalves
Diretor

Fruto da reestruturação do Centro Regional de Braga ao nível de duas Unidades Orgânicas até agora autónomas, a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) é natural continuadora da Faculdade de Filosofia, fundada pela Companhia de Jesus em 1947 - a mais antiga instituição universitária da cidade de Braga e primeira Faculdade de Universidade Católica Portuguesa - e da mais recente Faculdade de Ciências Sociais, criada em Braga em 2001.

Enraizada numa vetusta tradição sapiencial, mas permanentemente aberta aos questionamentos colocados pela modernidade, esta Faculdade promove um ambiente universitário simultaneamente criativo e reflexivo, plural e crítico,  pautando a sua atividade académica pela excelência do ensino e da investigação, na formação dos seus alunos e no serviço à sociedade.

No seu projeto pedagógico inscreve-se a Missão de formar homens e mulheres que possuam um forte sentido de cidadania e de respeito pelos outros e pela natureza e se responsabilizem pela criação de uma sociedade mais justa e solidária, de acordo com os valores herdados do humanismo cristão. 

A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais  está fortemente ancorada na comunidade envolvente, tendo no aprofundamento da interligação à sociedade civil, à esfera empresarial e à Igreja o seu principal desiderato de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, abre-se ainda de forma natural, mas não exclusiva, aos países de língua portuguesa.