Ciclo de Conferências - Espiritualidade, Arte e Poesia

Nos dias 22, 25 e 29 de junho e 2, 6 e 9 de julho, o Centro Regional de Braga, em conjunto com a Pastoral da Cultura de Braga, vai organizar mais um ciclo de conferências, desta vez em formato de videoconferência.O ciclo de conferências intitulado “Espiritualidade, Arte e Poesia: o ser humano procura o que está ao longe" será dividido em seis sessões. Este Ciclo de Conferências é ainda creditado como ação de formação para professores de grupos específicos de docência e limitado no número de inscrições. Os docentes deverão participar em pelo menos quatro das seis sessões. As seis sessões terão início às 21h30, em formato de videoconferência, e estão abertas a todos aqueles que se identificam com a missão da Pastoral da Cultura. A participação é limitada e implica uma inscrição obrigatória disponível AQUI.

O "Espiritualidade, Arte e Poesia" será inaugurado já no próximo dia 22 de junho com o Poeta António Carlos Cortez, que refletirá sobre a Arte e Espiritualidade na contemporaneidade. Seguido do Professor Seabra Pereira, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que apresentará, no dia 25 de junho, Os pontos de convergência na Arte, na Poesia e na Espiritualidade.
A terceira sessão, marcada para o dia 29 de junho, contará com o dramaturgista e residente do Teatro Nacional São João, Pedro Sobrado, para refletir sobre a
Espiritualidade e Arte: o ser humano procura o que está ao longe. Já a sessão do dia 2 de julho será dedicada à Espiritualidade e a Arte na transformação do tempo e do espaço, com o escritor Mário Cláudio.
Na quinta sessão, a 6 de julho, teremos a presença do sacerdote e pintor Adelino Ascenso, que fez estudos de Budismo em mosteiros tibetanos no Nepal e na Índia, para nos ajudar a refletir sobre O lugar da Arte. O lugar da poesia e da pintura. O lugar da Vida. Na sexta e última sessão, a 9 de julho, contaremos com a presença do ator e encenador Luís Miguel Cintra, que encerrará o ciclo de conferências refletindo sobre a Aprendizagem e competências comunicacionais por meio das artes.
Além dos conferencistas, esta formação contará com a presença dos seguintes formadores: Carlos Morais, Cândido de Oliveira Martins, Filomena Ponte e Eduardo
Duque, professores da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica.

INF: cultura@arquidiocese-braga.pt | Tel: 91 454 106 3