1º Encontro – A intervenção social nos problemas ligados ao álcool: dos modelos ao trabalho em rede.

No âmbito da atividade do Núcleo Local de Inserção de Braga, “Braga saiu à Rua”, coordenado pela Dr.ª Paula Freitas, foi proposto às diferentes equipas de atendimento/ acompanhamento social e Protocolos RSI do concelho de Braga, o desafio de refletirem sobre um tema atual e relevante para a prática profissional.
O desafio foi aceite e o tema escolhido pelo grupo foi a temática do Alcoolismo, cujas técnicas representam: o serviço de atendimento/acompanhamento social (SAAS) da Cruz Vermelha Portuguesa – delegação de Braga (Eva Pereira e Rita Teixeira), SAAS Associação de Pais e Amigos da Freguesia de Cunha (Liliana Pereira e Vânia Leite), Rede Local de Intervenção Social (RLIS) SAAS da Santa Casa da Misericórdia de Braga (Fátima Campos e Joana Barbosa) e Protocolo RSI Associação Bogalha (Rita Marques), cuja intervenção social abrange quase a totalidade do território do concelho de Braga.
Numa primeira fase, procedeu-se à recolha/ sistematização de dados sobre recursos existentes na área do alcoolismo (prevenção primária, tratamento e (re)inserção social e profissional), privilegiando a região Norte e distrito de Aveiro (proximidade geográfica). Este levantamento permitiu
identificar instituições que intervêm de modo integrador e inovador na problemática do alcoolismo.
Decorrente do trabalho desenvolvido realiza-se, em parceria com a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa de Braga, o “1º Encontro: A Intervenção Social nos Problemas Ligados ao Álcool - dos modelos de intervenção ao trabalho em rede”, que decorrerá no próximo dia 27 de novembro, no Auditório: Aula Magna, desta Faculdade.

Este 1º Encontro tem por objetivos:
o   Fomentar o diálogo e a discussão em torno dos Problemas Ligados ao Álcool (PLA), promovendo a consciencialização sobre a sua importância.
o   Melhorar a intervenção psicossocial e referenciação/apoio das pessoas com PLA no concelho de Braga.
o   Reconhecer a importância dos profissionais/voluntários que trabalham na área das dependências/PLA.
o   Diferenciar a atuação técnica perante os diferentes perfis de pessoas com PLA.

Apresentação da estrutura do encontro:
Sessão de acolhimento (9h30):
- Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga: Bernardo Reis
- Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga: Armando Osório
- Presidente da Direção Associação Bogalha: Adolfo Fernandes
- Presidente da Direção da Associação de Pais e Amigos da Freguesia de Cunha: Albano Sousa

Dois painéis:
o    Painel 1 (10h00-12h30) – Modelos de Intervenção: contributos para a reflexão sobre a práxis, dirigido à comunidade académica, profissionais de diferentes setores e interessados sobre a temática. Os palestrantes integram direção/equipas técnicas de instituições de referenciação da área da prevenção/tratamento de pessoas com problemas ligados ao álcool.

No qual estarão representadas as seguintes entidades:
1.       Associação Ser + Pessoa - Associação de Alcoólicos Recuperados de Santa Maria da Feira
2.       Associação Esposende Solidário – Comunidade de Inserção /Esposende
3.       Clínica Dr. Nuno R. Santiago - Centro de tratamento de dependência /Fafe
4.       Alcoólicos Anónimos Portugal – Direção de Lisboa (que representarão Braga por questões de anonimato).
Moderação: Daniela Monteiro (Docente da Faculdade de Filosofia e Ciência Sociais – UCP Braga).
o             *Painel 2 (14h30-17h00) – Sessão de Trabalho: Rede de Referenciação/Articulação dos Problemas Ligados ao Álcool (PLA) do concelho de Braga, destinada a profissionais de entidades locais de solidariedade social, justiça, poder local, saúde e segurança social, com o objetivo de aprofundar o diagnóstico, desenhar um programa de intervenção social para os problemas ligados ao álcool no concelho de Braga, bem como um momento de partilha, reflexão sobre as estratégias de forma a melhorar a intervenção psicossocial e referenciação/apoio das pessoas com PLA.

Moderação/Mediação Social: Jorge Barbosa (Docente da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais – UCP Braga)

* destinada exclusivamente aos profissionais de diferentes entidades locais de solidariedade social, justiça, saúde, poder local e do centro distrital de segurança social, do Concelho de Braga.

Este evento conta com o apoio das seguintes entidades:
Associação Comercial de Braga (ACB) – Curso Técnico/a de Restaurante//Bar
Centro Académico de Braga (CAB)
Doçaria Cruz de Pedra
Escola Profissional de Braga (EPB) – Curso Técnico/a de Secretariado