Seminário Interdisciplinar "O que é o tempo?"

“Filosofia da Natureza: Questões-fronteira entre Física e Filosofia”

3ª Sessão: O que é  o Tempo? (28 de Junho de 2018)

Prof. Doutor. Jaime Santos (UM) e Prof. Doutor Álvaro Balsas (UCP)

10h30 | Auditório Isidro Alves, Edifício D, do Campus Camões da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Católica Portuguesa em Braga

A reflexão filosófica sobre o conhecimento da Natureza a partir do diálogo com as ciências naturais constitui a Filosofia da Natureza. A física oferece um conjunto de representações teóricas para descrever e explicar os fenómenos naturais, passíveis de ser observados e medidos, que percebemos no Mundo.

Entre os conceitos e pressupostos das teorias físicas encontramos pressupostos metafísicos, tais como os de tempo, espaço, matéria, objectividade, causalidade, continuidade, individualidade, etc. E é ao nível dos pressupostos e dos conceitos que a física e a filosofia se reclamam mutuamente, pois, como afirmou W. Heisenberg, “só deixando aberta a questão da essência última dos corpos, da matéria, da energia, etc., pode a física alcançar uma compreensão das propriedades dos fenómenos que descrevemos com tais conceitos”.

Formato:

Lançamento do tema:  um físico (30 min) + um filósofo (30 min).

Discussão pelos participantes: professores e alunos interessados, dos  Departamentos de Física da UM e de Filosofia da UCP (1h), bem como outro público interessado.

Organizadores: Prof. Doutor Álvaro Balsas, UCP, e Prof. Doutor Nuno Peres, UM.

Terceira Sessão: "O que é o Tempo?"

Esta sessão pretende abordar o(s) conceito(s) de tempo nas teorias físicas actuais, com particular ênfase na Termodinâmica e na Teoria da Relatividade, bem como os pressupostos metafísicos e filosóficos que lhes estão subjacentes. Tentar-se-á responder a perguntas tais como: O Tempo é finito ou infinito? É linear ou circular? Tem uma origem e um fim? Qual a sua relação com os conceitos de espaço, determinismo, causalidade, reversibilidade, emergência e condições iniciais das leis físicas? Qual a relação da seta do tempo com as noções de passado, futuro, memória, informação e morte térmica do Universo?