Conferência "Ética, Verdade e Comunicação Social"

No dia 13 de Dezembro, decorreu na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, às 14.00, uma conferência intitulada “Ética, Verdade e Comunicação Social”, proferida pelo Professor Onésimo Teotónio de Almeida, da Universidade de Brown, EUA.

O Professor Onésimo Teotónio Almeida nasceu nos Açores (São Miguel), em 1946, e reside desde 1972 nos Estados Unidos, vivendo entre as margens americana e europeia do rio que banha as suas ilhas – o Atlântico. Estudou no Seminário de Angra do Heroísmo, bacharelou-se na Universidade Católica de Lisboa. Doutorou-se em Filosofia na Universidade de Brown (Providence, Rhode Island) e aí é catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, lecionando também no Wayland Collegium for Liberal Learning e no Renaissance and Early Modern Studies Program da mesma universidade. Colaborador permanente do Jornal de Letras, é membro da Academia Internacional de Cultura Portuguesa e da Academia da Marinha e Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro. Divide-se entre a escrita livre (crónica, conto, teatro, prosemas) e o ensaio, que ocupa o lugar central.

Entre os seus livros mais recentes contam-se: Livro-me do Desassossego (2006), Aventuras de um Nabogador (2008), Onésimo. Português sem Filtro (2011), Quando os Bobos Uivam (2013). No ensaio: De Marx a Darwin – A Desconfiança das Ideologias (2009), O Peso do Hífen – Ensaios sobre a Experiência Luso-Americana, Açores, Açorianos, Açorianidade – Um Espaço Cultural (2011), Minima Azorica. O Meu Mundo é Deste Reino (2014), Pessoa, Portugal e o Futuro (2014) e Despenteando Parágrafos (2015) e A Obsessão pela Portugalidade (2017).

A assistência, particularmente dirigida a todos os docentes e alunos da instituição, foi aberta a todos os interessados.