Por que os Físicos Acreditam que as Coisas Existem?

Breves comentários a Respeito das Relações entre Ciência e Metafísica

O tema central desta monografia é a noção de realidade, tal como foi entendida por alguns cientistas naturais da primeira metade do século XX.

Os cientistas-filósofos escolhidos são: Max Planck, Albert Einstein, Niels Bohr, Werner Heisenberg, Erwin Schrödinger e Max Born. À guisa de comentário introdutório, devo observar que o tema da realidade não é o único aqui abordado, e que a presente monografia pode ser tomada como uma primeira introdução às ideias e teses filosóficas dos seis cientistas referidos.

Ao escrever este trabalho, o principal objetivo foi o de fazer com que os estudantes de graduação dos cursos de filosofia tenham a possibilidade de ler um comentário geral sobre as ideias filosóficas – em particular, as metafísicas, portanto referentes à natureza da realidade – de alguns dos físicos mais importantes do século passado. Um segundo público alvo possível pode ser encontrado entre os estudantes do ensino médio. Este texto pode, eventualmente, ser definido como paradidático, atraindo a atenção de professores, principalmente daqueles que atuam neste último segmento.

Para mais informações e compra consultar website Axioma.

Visualisar amostra desta publicação