Aprendizagem da Literatura Portuguesa em Âmbito de Português Língua Estrangeira

No próximo dia 3 de Maio, quarta-feira, das 11h00, na Sala 3.1. da FFCS, a Profª Doutora Iolanda Ogando profere uma conferência intitulada "Aprender padrões: ensino/aprendizagem da literatura portuguesa em âmbito de Português Língua Estrangeira". Esta iniciativa é uma organização conjunta do Seminário Aberto "Literatura e Memória" (CEFH) e da licenciatura em "Estudos Portugueses e Espanhóis".

Doutorada em Filologia Galega pela Universidade de Santiago de Compostela, Iolanda Ogando é professora na Universidad de Extremadura (Espanha), desenvolvendo a sua docência na área dos Estudos Portugueses. Na atualidade, a sua investigação centra-se em três linhas:
1) as potencialidades das TIC na didáctica do PLE (âmbito em que já tem publicado alguns trabalhos sobre mapas conceptuais ou Twitter, e dentro do qual desenvolve as diversas atividades que aparecem no site http://www.iberistics.com);
2) as práticas docentes das Literaturas e Culturas em língua portuguesa, com especial atenção à configuração e difusão nacional das mesmas através de estereótipos, marcos e lugares comuns, linha na qual está a preparar um guia digital para conhecer a literatura e a cultura portuguesas através de padrões;
3) a configuração nacional do teatro galego, terreno no que já publicou alguns trabalhos sobre o papel da língua, a história ou o referente português como elementos temáticos neste género literário.