Workshop de formação em Serviço Social para os Direitos Humanos - reflexões teóricas e práticas

Este workshop pretende dar corpo a um conjunto de perspetivas em desenvolvimento sobre o conceito "Serviço Social como uma profissão dos Direitos Humanos", sistematizado no Manual das Nações Unidas designado " Direitos Humanos e Serviço Social". Pela primeira vez através deste Manual se dá atenção ao papel estratégico dos Direitos Humanos na intervenção dos Assistentes Sociais como base cientifica das suas práticas.

Torna-se assim fundamental proporcionarem-se momentos de formação prática como os que se pretendem com a intervenção do Prof Hans Walz de visita à FFCS nos dias 14 e 15 de Março sendo desejável uma participação alargada dos alunos do curso Serviço Social.

Workshop 1 - dia 14/03 - das 14.00 às 16.30 - sala B6 ( alunos do 1º ano de SS)
Workshop 2 - dia 15/03 das 11.00 às 13.30 - estudio de televisão ( alunos do 2º e 3º anos de SS)

As sessões terão tradução simultanea e documentos de suporte em português.
As sessões serão abertas a docentes e outros alunos interessados, cuja participação fica condiciona a dimensão das salas.
Prof. Hans Walz é Professor de Sociologia, Ética e Serviço Social Intercultural no curso de Serviço Social na Univ. of Applied Sciences, Ravensburg-Weingarten; (Alemanha) . Passou mais tarde a lecionar na mesma Universidade o Mestrado em Serviço Social e cuidados de Saúde. Ensina Ética e Ciência nos cursos tecnológicos da Univ. of Applied Sciences, Ravensburg-Weingarten e na Pedagogical University in Weingarten.

Os seus interesses e trabalhos de pesquisa assim com algumas publicaçoes, situam-se dentro dos seguintes temas:
- perspetivas fundamentais para o desenvolvimento do conceito de "Direitos Humanos direcionados para o Desenvolvimento Sutentavel
- Perspetivas fundamentais da comunicação intercutural
- O conceito de " Condição de Vida" na teoria e prática de Serviço Social

Trabalha com várias escolas de Serviço Social da UE a partir de uma rede de parceria estabelecida para a formação dos futuros Assistentes Sociais, com as Univ. for Applied Sciences in Dornbirn (Austria), St. Gallen/Rorschach (Switzerland).

Fotografia de: https://goo.gl/gH3IgU