História
Instalações e Missão

História

O notável acervo bibliográfico que hoje compõe esta Biblioteca, mais do que da herança recebida do Instituto de Filosofia Beato Miguel de Carvalho – futura Faculdade Pontifícia e, depois, primeira Faculdade da Universidade Católica Portuguesa –, é devedor, sobretudo, da expansão iniciada com a criação da Revista Portuguesa de Filosofia, em 1944.

Com cerca de cento de cinquenta mil volumes, é enriquecida continuamente com novas e criteriosas aquisições e com significativas ofertas de particulares. O seu fundo documental é constituído por uma considerável variedade de documentos e nos mais diversos tipos de suporte: monografias, publicações periódicas, bases de dados e material não livro.

O seu acervo documental encontra-se dividido em dois fundos: Fundo Geral e Fundo Reservado (livro antigo dos sécs. XVI-XVIII). Os exemplares raros, as primeiras edições, as obras autografadas e os livros com edições esgotadas foram reunidos para melhor acondicionamento e salvaguarda desse acervo.

Sendo considerada uma das maiores Bibliotecas a nível nacional na área de Filosofia, proporciona assim consideráveis condições para o trabalho científico da comunidade académica e demais utentes interessados.

Instalações e Missão

Num espírito de serviço público, a Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais tem como objetivo facultar à sua comunidade académica e ao Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, bem como ao público em geral, os recursos bibliográficos necessários ao estudo e à investigação sobretudo na área das Ciências Sociais e Humanas.

Os seus fundos cobrem primordialmente as áreas dos cursos lecionados na Faculdade, com particular destaque para a Filosofia e para as Línguas e Literaturas Clássicas e Modernas. A par destas, a área da Psicologia, das Ciências da Comunicação e das Artes têm também ganho evidente relevo.

Os fundos principais da Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais são apresentados em acesso reservado. Nas duas Salas de Leitura, ou através da modalidade de leitura domiciliária, os utilizadores dispõem de cerca de 150.000 títulos, bem como um número assinalável de periódicos, CD-Roms e várias bases de dados.

Português, Portugal